Reflexões sobre ser professora

 A vida de professora sempre foi muito difícil, acho que quase todo mundo sabe quão complicada é, lidamos com todos os tipos de pessoas, famílias e histórias. Mas, o que mais me incomoda é o fato das pessoas olharem a nossa profissão como algo que deve ser marcado pelo Dom.

Essa ideia de DOM, faz com que muitas vezes deixemos de lado o profissional e passemos a imaginar que somente uma pessoa que ama ensinar poderia dar aula, ai vem alguns questionamentos. Se fosse apenas dom, eu precisaria de formação? planejamento? obviamente, quando escolhemos uma profissão ela vem muito do que temos em mente desde de criança, e no meu caso eu sempre admirei vários professores. 

Mas me sinto ofendida quando me dizem que tenho o dom, eu comecei a ler em público nas missões da igreja (católica) íamos de casa em casa, rezado, lendo a bíblia, isso foi desenvolvendo em mim a oralidade mas, até meus 15 anos eu não falava em público, falar meu ponto de vista das coisas, desenvolvi isso através de seminários no magistério, depois os estágios, a universidade e mais estágios, a pós-graduação, repare que ser professora me exigiu empenho, muitas horas de estudo e sacrifícios, para ser reduzida a dom, a sorte, outra palavra que me deixa bastante incomodada. 

Outra coisa que me incomoda muito e o fato da sociedade atrelar professor a pobreza, como se não pudéssemos ser bem sucedidos por ser professores, já fui questionada algumas vezes sobre carro, casa, viagens, e tudo com muita admiração. E minha chateação se dá por não vê outras profissões serem questionadas. Um advogado sem carro é questionado, e um professor com carro também (rsrsrsrsr) O salario do professor não deveria ser para sobreviver, deveria ser para viver e viver bem, viver dignamente. Longe de mim querer comparar profissões afinal cada uma tem sua IMPORTANCIA para a sociedade, mas repare, um medico tem seu piso salarial de 14.600 reais, mereceriam até mais, enquanto que o professor em 2022 passou a ser 3.800. Volto a dizer que não se trata de achar que um medico deveria ganhar menos se trata de valorizar as profissões, Alguns vão dizer mais o médico salva vidas... e eu vou responder mas antes dele chegar a ser médico ele precisou de um pedagogo pra ensinar ele a ler, antes de qualquer PROFISSÃO, existiu um alfabetizador ensinando o principio de tudo, não é verdade? quem ensina a ler? E após essa resposta lhe pergunto é  Justo com os professores?

Muitas vezes me senti inferiorizada quando dizia a minha formação, uma vez ouvir: "que pena",  após falar que era pedagoga. E é nesse ponto que chego, não quero só um bom salario, quero também que a sociedade nos reconheça, e não só no dia 15 de outubro com aquelas mensagens de WhatsApp repassadas como forma de obrigação, para cumprir um rito. Quero que as pessoas, famílias, que sociedade em geral  não olhe um professor em greve e ache não queremos trabalhar (estamos em greve agora), pois isso é uma ofensa sem tamanho, com a greve também estamos ensinando, especialmente estamos ensinado cidadania e lutar por nossos direitos. 

Então o que posso dizer é que, ser professora é muito desafiador, mas é uma profissão muito importante pra sociedade, imagine o mundo sem professores? imaginou? conseguiu?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre Morte!

prefiro ao vivo e se mexendo

Amadurecer